Sobre o Parlamento

 
O Parlamento do MERCOSUL foi constituído em 6 de Dezembro de 2006, substituindo a Comissão Parlamentar Conjunta , sendo o órgão, por excelência, representativo dos interesses dos cidadãos dos Estados Partes do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai y Uruguai.


A conformação do Parlamento significa um aporte a qualidade e equilíbrio institucional do MERCOSUL, criando um espaço comum em que se reflita o pluralismo e as diversidades da região, e que contribua para a democracia, a participação, a representatividade, a transparência e a legitimidade social no desenvolvimento do processo de integração e de suas normas.

Com o objetivo de fortalecer os processos de integração, o Parlamento do MERCOSUL atua em diferentes temáticas, segundo a competência de cada uma de suas dez Comissões Permanentes:
Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Fiscais e Monetários; Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes; Trabalho, Políticas de Emprego, Segurança Social e Economia Social; Desenvolvimento Regional Sustentável; Ordenamento Territorial, Habitação; Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Interiores, Segurança e Defesa; Infra-Estrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca; Orçamento e Assuntos Internos.

Em nosso site, você encontrará informações sobre as atividades do Parlamento, tais como, a forma de organização, atos e trabalhos parlamentares, grupos políticos, orçamento, estado de internacionalização das normas, documentos, entre outros.

Ademais desta informação, o Parlamento do MERCOSUL tem como prioridade o contato direto com os cidadãos e a sociedade civil.

Para isso, nosso site dispõe de um espaço para você possa deixar sua opinião, ou realizar uma petição ao Parlamento, que será prontamente analisada e distribuída aos órgãos correspondentes.

Esperamos que desfrute nosso site e que podamos contar com a sua colaboração para fortalecer a integração e gerar cidadania comunitária.