Antecedentes

A Associação Estratégica Biregional UE-ALC

No ano 1999 a União Europeia, América Latina e o Caribe constituíram uma associação estratégica baseada na Declaração e no Plano de Ação adotados na I Cúpula de Chefes de Estado e de Governo (Cúpula UE-ALC), realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Um dos objetivos desta Associação Estratégica Biregional é de consolidar o diálogo político tanto a nível regional (UE-ALC), como a nível sub-regional (UE-Mercosul, UE-Comunidade Andina, UE-Centro américa) e bilateral (UE-México, UE-Chile, UE-Brasil).

Tal diálogo político se desenvolveu em foros e encontros dos distintos níveis de governo que culminaram com uma Cúpula de Chefes de Estado e de Governo que se realiza a cada dois anos, Cúpula que evalua os avances das metas estabelecidas no âmbito da Associação.

A Assembléia Parlamentaria Euro-Latinoamericana (EuroLat)

EuroLat constitui a instituição que representa a dimensão parlamentaria da Associação Biregional criada na Cúpula de Lima do ano 2006, a Assembléia é o órgão de debate, seguimento e controle dos assuntos relativos as relações entre Europa e América Latina.

Entre suas competências se destacaram as de adotar resoluções e recomendações dirigidas a Cúpula UE-ALC e a as instituições, órgãos, grupos e conferências ministeriais dedicadas ao desenvolvimento da Associação, incluídos o Grupo de Rio e o Processo de San José.