Apresentação

Dentro das quatro secretarías que contempla a estrutura do Parlamento do MERCOSUL para seu funcionamiento encontra-se a Secretaría de Relações Internacionais e Integração.

O objetivo principal da mesma é trabalhar em pós do fortalecimento do papel do Parlamento do MERCOSUL em um novo e complexo cenario internacional, assistindo ao Plenario em materia de relaçõees internacionais, cooperação e integração social.

Neste sentido, a Secretaría realiza diversas funções, ações e projetos a fim de fomentar a visibilidade do Parlamento dentro e fora do bloco, favorecendo a integração entre os Estados Parte e promovendo os vínculos com outros blocos ou países externos e suas instituições.

Assim mesmo, é prioritário promover as relações entre o Parlamento do MERCOSUL e os diferentes organismos, agências, entidades e/ou associações de alcance internacional, governamentais e não governamentais.

Para tais efeitos, a Secretaría de Relações Internacionais e Integração se encarrega de avaliar, elaborar e coordenar a execução de acordos, convênios ou programas que el Plenário considere auspiciosos ao MERCOSUL.

Para isso, no marco do disposto no Protocolo Constitutivo do Parlamento e seu Regulamento Interno, são valores essenciais: promover e apoiar a democracia; a liberdade; a paz; a justiça social; a diversidade cultural, social e política; o pluralismo; a tolerancia; e o respeito aos direitos humanos.

Somos conscientes de que o MERCOSUL tem pela frente grandes desafíos onde a qualidade institucional resulta primordial para avançar na aplicação de normas e políticas conjuntas em temas fundamentais como economía, educação, ciencia, tecnología, energía e produção. Neste marco, a instancia parlamentar se transforma em um dos pilares principais e indispensáveis para consolidar o caminho ao desenvolvimento sustentável da região e conseguir definitivamente o bem-estar de todos seus cidadãos, tanta vezes postergado.